Quem não se lembra das divertidas corridas de Autorama, do viciante Genius, do carro de controle remoto Colossus, do boneco Falcon, das bonecas Susi ou do jogo Banco Imobiliário?

Imagem com vários brinquedos famosos da marca Estrela

Imagem com vários brinquedos famosos da marca Estrela

A Estrela é uma marca ícone na infância de milhões de brasileiros, fazendo parte do imaginário de gerações e gerações de crianças. Foi criada no dia 25 de junho de 1937, quando o alemão Siegfried Adler viu em uma pequena fábrica falida de bonecas de pano e carrinhos de madeira, localizada no bairro do Belém, em São Paulo, uma oportunidade de negócio e decidiu comprá-la. Como uma empresa familiar, com a morte do seu fundador, em 1958, a esposa de Siegfried assumiu a presidência e em 1964, quando terminou os seus estudos nos Estados Unidos, o filho Mário Adler voltou para o Brasil e com aproximadamente 19 anos tornou-se presidente da marca. Tendo nas mãos uma empresa consolidada no mercado, ele procurou manter o seu desenvolvimento buscando modernizá-la com a ajuda do marketing. Assim, enfatizou o reconhecimento da sua marca através de ampla divulgação em eventos, feiras nacionais, internacionais e programas de TV.

Mesmo com todo o sucesso conquistado por seus produtos ao longo das décadas anteriores, a Estrela enfrentou momentos de crise a partir do início dos anos 90, sofrendo um forte abalo com o processo de abertura do mercado brasileiro, que atingiu não somente a ela, mas toda a indústria de brinquedos do país. Porém, não se deixou abater e é isso que a configura até hoje como uma empresa de sucesso. Em 1992, apostando na qualidade, foi a primeira empresa do segmento a receber a certificação ISO 9002 na produção de seus brinquedos, nas suas instalações e nos serviços prestados. Carlos Tilkian, que assumiu a presidência em 1996, encontrou formas de enfrentar e sair da crise, contando com a ajuda da força que a marca representa no mercado nacional e relançando as bonecas Susi e clássicos como Banco Imobiliário, Detetive, Jogo da Vida e Combate, além do uso da tecnologia e componentes chineses para renovar produtos antigos e competir ainda com a Internet e os jogos eletrônicos.

Estrela Beauty

Fachada da loja Estrela Beauty

Atualmente, a Estrela utiliza a força das redes sociais para reinventar seu negócio e seguir sua trajetória de crescimento. Com 80 anos de história, a marca pretende diversificar as operações e chegar ao centenário com fôlego. Responsável por uma das maiores produções de bonecas do país, com cerca de 1 milhão de unidades por ano, quer conquistar as crianças com a maquiagem. Por isso, inaugurou a primeira loja da sua nova marca de cosméticos Estrela Beauty dedicada exclusivamente ao público infantil e juvenil, no Shopping Morumbi, em São Paulo.

A Estrela Beauty surge com uma coleção que valoriza a diversidade, a experimentação e a autoconfiança. Recheada de mensagens otimistas, busca inspirar e empoderar as crianças, encorajando-as a explorar sua personalidade e convidando-as a brincar com as cores de forma leve, lúdica e divertida.

No play make up não existe certo e errado. O modo de usar é o seu jeito e divertido é ser quem você quiser ser naquele dia: guerreira ou princesa? Artista ou trapezista? Liberdade é a cara da marca que pretende ser parceira da criança, ajudando-a reforçar sua autoestima de forma leve e lúdica.

É a primeira marca de maquiagens e acessórios infantis desenvolvida especificamente para as necessidades das crianças: seus produtos são dermatológica e clinicamente testados, hipoalergênicos, sem fragrância e sem testes em animais. O portfólio conta com batons, gloss, blush, sombras, gel antisséptico, sombra para cabelos e esmaltes das mais diversas cores, sempre em embalagens charmosas, que trazem frases otimistas e inspiradoras e traduzem o espírito da marca.

Buscando trazer ainda mais cor e diversão para o dia-a-dia, a marca traz ainda uma linha de acessórios que conta com bolsas, pincéis e maletas para guardar os itens da Estrela Beauty, além de máscaras de dormir, tocas de banho e fones de ouvido.

“Em tempos onde as discussões sobre empoderamento e identidade se fazem mais presentes do que nunca, entendemos que incentivar a liberdade, a experimentação e a descoberta através das cores na própria pele é uma forma lúdica de estimular a autoestima e contribuir para o desenvolvimento das crianças”, explica Carlos Tilkian, presidente da Estrela. “Estrela Beauty nasce para convidar as crianças a explorarem possibilidades, acreditarem em si mesmas e brincarem de ser muitas. O conceito de play make-up traduz a essência da marca – cores e cosméticos a favor da expressão, experimentação e da brincadeira”.

Projeto da loja Estrela Beauty

Foto do interior da loja Estrela Beauty

A Estrela passou um briefing bastante detalhado para a equipe do escritório. O grande desafio do projeto era não desenvolver a vaidade da criança e sim dar a opção da maquiagem como um brinquedo atrelado ao empoderamento e autoestima. Outra preocupação era atender um público-alvo de faixa etária diferente, dos 5 aos 11 anos de idade, com um único formato de loja.

A partir disso, desenhamos uma loja completamente monocromática, toda em um rosa discreto, por não se referir a uma fase apenas e ser uma cor bastante feminina. Já o mobiliário segue um modelo tradicional, com prateleiras, balcões, mesas centrais, camarins e cadeiras, como os encontrados em uma perfumaria para adultos. Porém, com elementos de fácil identificação para a criança dentro de sua cultura e percepção, e que o adolescente não percebe como uma loja infantil, com diversas alusões a uma casa, como balcões revestidos com materiais que lembram um telhado, móveis com gavetas com iluminação que remetem a janelas de uma casa e expositor de maquiagem com formato que lembra também uma casa.    

Outro ponto importante na concepção desta loja é a experimentação e a experiência, por isso na entrada da loja temos um painel interativo com animação como um ponto de atração, onde as crianças podem brincar e clicar nos ícones. Além de um espelho mágico, que possui um monitor atrás, promovendo interação, onde a criança assiste outras crianças com vários tipos de maquiagem. Um ateliê com mesa, onde ela pode sentar e se maquiar, há armários com produtos para pegar e se divertir, papéis para desenhar e espelhos com frases escritas com batom. Ou seja, trata-se de um espaço intimista, com ar artístico, onde a criança pode ficar livre sem vendedores ou os pais, e ainda socializar com outras crianças sem estar no ambiente de loja.

Temos também os camarins, com mesas com produtos e uma colaboradora que pode maquiar, pintar as unhas ou aplicar tintura infantil, que sai no banho, nos cabelos das crianças. Além de ser um entretenimento, ajuda a criança e os pais a entenderem o tipo de produto que a loja vende.

Na área de visual merchandising, foram desenvolvidos todos os expositores específicos para cada um dos produtos – batons, blushes, esmaltes, entre outros – todos em acrílico e com comunicação visual. Na entrada da loja temos uma casa expositora com produtos alocados, um móbile de borboletas que dá um ar lúdico e em volta do caixa uma tela com vários produtos pelos quais os clientes podem se interessar no momento do pagamento.

O desafio foi misturar este mundo lúdico com as experiências oferecidas ao público-alvo e, claro, os expositores que abrigam toda a coleção Estrela Beauty. 

Veja mais imagens da loja conceito Estrela Beauty!

Fachada da loja Estrela Beauty

Foto do interior da loja Estrela Beauty

Penteadeira no interior da loja Estrela Beauty

Expositor dos produtos na loja Estela Beauty

 

 

 

 

Foto do interior da loja Estrela Beauty

 

Fotos: Rafael Renzo.

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