Menu
Mauricio Queiroz
EN | PT

Assine nossa newsletter e receba novidades

A LOJA QUE SEGUE O CLIENTE

Em um mundo em constante transformação, o varejo se adapta. Surgem novos negócios e novos formatos

+
A SUPER EXPERIÊNCIA DA GASTRONOMIA

O conceito de bares e restaurantes está totalmente atrelado à experiência do consumidor

+
10 LOJAS ESPETACULARES DA APPLE PELO MUNDO

As lojas da Apple são conhecidas por seu design inovador. Vidro, metal e madeira são os materiais de base

+
A GERAÇÃO DE LOJAS QUE NÃO QUER VENDER

A loja física passa por uma revolução. Com o crescimento do e-commerce, o varejo foca em experiência e precisa fazer mais do que vender

+
A SURPREENDENTE LOJA DA SONOS, EM NY

No modelo de showroom, tem sete casulos que simulam diferentes ambientes e variados estilos de vida

+
O QUE É DESIGN DE CONSUMO?

O Design de Consumo entende a história, o DNA da marca, conhece o público-alvo e como ele gostaria de se relacionar com essa marca

+
18/jul/2018 Estrela Beauty inaugura loja conceito repleta de experimentação e experiência Post por: Administrador

Quem não se lembra das divertidas corridas de Autorama, do viciante Genius, do carro de controle remoto Colossus, do boneco Falcon, das bonecas Susi ou do jogo Banco Imobiliário?

A Estrela é uma marca ícone na infância de milhões de brasileiros, fazendo parte do imaginário de gerações e gerações de crianças. Foi criada no dia 25 de junho de 1937, quando o alemão Siegfried Adler viu em uma pequena fábrica falida de bonecas de pano e carrinhos de madeira, localizada no bairro do Belém, em São Paulo, uma oportunidade de negócio e decidiu comprá-la. Como uma empresa familiar, com a morte do seu fundador, em 1958, a esposa de Siegfried assumiu a presidência e em 1964, quando terminou os seus estudos nos Estados Unidos, o filho Mário Adler voltou para o Brasil e com aproximadamente 19 anos tornou-se presidente da marca. Tendo nas mãos uma empresa consolidada no mercado, ele procurou manter o seu desenvolvimento buscando modernizá-la com a ajuda do marketing. Assim, enfatizou o reconhecimento da sua marca através de ampla divulgação em eventos, feiras nacionais, internacionais e programas de TV.

Mesmo com todo o sucesso conquistado por seus produtos ao longo das décadas anteriores, a Estrela enfrentou momentos de crise a partir do início dos anos 90, sofrendo um forte abalo com o processo de abertura do mercado brasileiro, que atingiu não somente a ela, mas toda a indústria de brinquedos do país. Porém, não se deixou abater e é isso que a configura até hoje como uma empresa de sucesso. Em 1992, apostando na qualidade, foi a primeira empresa do segmento a receber a certificação ISO 9002 na produção de seus brinquedos, nas suas instalações e nos serviços prestados. Carlos Tilkian, que assumiu a presidência em 1996, encontrou formas de enfrentar e sair da crise, contando com a ajuda da força que a marca representa no mercado nacional e relançando as bonecas Susi e clássicos como Banco Imobiliário, Detetive, Jogo da Vida e Combate, além do uso da tecnologia e componentes chineses para renovar produtos antigos e competir ainda com a Internet e os jogos eletrônicos.

Estrela Beauty

Atualmente, a Estrela utiliza a força das redes sociais para reinventar seu negócio e seguir sua trajetória de crescimento. Com 80 anos de história, a marca pretende diversificar as operações e chegar ao centenário com fôlego. Responsável por uma das maiores produções de bonecas do país, com cerca de 1 milhão de unidades por ano, quer conquistar as crianças com a maquiagem. Por isso, inaugurou a primeira loja da sua nova marca de cosméticos Estrela Beauty dedicada exclusivamente ao público infantil e juvenil, no Shopping Morumbi, em São Paulo.

A Estrela Beauty surge com uma coleção que valoriza a diversidade, a experimentação e a autoconfiança. Recheada de mensagens otimistas, busca inspirar e empoderar as crianças, encorajando-as a explorar sua personalidade e convidando-as a brincar com as cores de forma leve, lúdica e divertida.

No play make up não existe certo e errado. O modo de usar é o seu jeito e divertido é ser quem você quiser ser naquele dia: guerreira ou princesa? Artista ou trapezista? Liberdade é a cara da marca que pretende ser parceira da criança, ajudando-a reforçar sua autoestima de forma leve e lúdica.

É a primeira marca de maquiagens e acessórios infantis desenvolvida especificamente para as necessidades das crianças: seus produtos são dermatológica e clinicamente testados, hipoalergênicos, sem fragrância e sem testes em animais. O portfólio conta com batons, gloss, blush, sombras, gel antisséptico, sombra para cabelos e esmaltes das mais diversas cores, sempre em embalagens charmosas, que trazem frases otimistas e inspiradoras e traduzem o espírito da marca.

Buscando trazer ainda mais cor e diversão para o dia-a-dia, a marca traz ainda uma linha de acessórios que conta com bolsas, pincéis e maletas para guardar os itens da Estrela Beauty, além de máscaras de dormir, tocas de banho e fones de ouvido.

“Em tempos onde as discussões sobre empoderamento e identidade se fazem mais presentes do que nunca, entendemos que incentivar a liberdade, a experimentação e a descoberta através das cores na própria pele é uma forma lúdica de estimular a autoestima e contribuir para o desenvolvimento das crianças”, explica Carlos Tilkian, presidente da Estrela. “Estrela Beauty nasce para convidar as crianças a explorarem possibilidades, acreditarem em si mesmas e brincarem de ser muitas. O conceito de play make-up traduz a essência da marca – cores e cosméticos a favor da expressão, experimentação e da brincadeira”.

Projeto

A Estrela passou um briefing bastante detalhado para a equipe do escritório. O grande desafio do projeto era não desenvolver a vaidade da criança e sim dar a opção da maquiagem como um brinquedo atrelado ao empoderamento e autoestima. Outra preocupação era atender um público-alvo de faixa etária diferente, dos 5 aos 11 anos de idade, com um único formato de loja.

A partir disso, desenhamos uma loja completamente monocromática, toda em um rosa discreto, por não se referir a uma fase apenas e ser uma cor bastante feminina. Já o mobiliário segue um modelo tradicional, com prateleiras, balcões, mesas centrais, camarins e cadeiras, como os encontrados em uma perfumaria para adultos. Porém, com elementos de fácil identificação para a criança dentro de sua cultura e percepção, e que o adolescente não percebe como uma loja infantil, com diversas alusões a uma casa, como balcões revestidos com materiais que lembram um telhado, móveis com gavetas com iluminação que remetem a janelas de uma casa e expositor de maquiagem com formato que lembra também uma casa.    

Outro ponto importante na concepção desta loja é a experimentação e a experiência, por isso na entrada da loja temos um painel interativo com animação como um ponto de atração, onde as crianças podem brincar e clicar nos ícones. Além de um espelho mágico, que possui um monitor atrás, promovendo interação, onde a criança assiste outras crianças com vários tipos de maquiagem. Um ateliê com mesa, onde ela pode sentar e se maquiar, há armários com produtos para pegar e se divertir, papéis para desenhar e espelhos com frases escritas com batom. Ou seja, trata-se de um espaço intimista, com ar artístico, onde a criança pode ficar livre sem vendedores ou os pais, e ainda socializar com outras crianças sem estar no ambiente de loja.

Temos também os camarins, com mesas com produtos e uma colaboradora que pode maquiar, pintar as unhas ou aplicar tintura infantil, que sai no banho, nos cabelos das crianças. Além de ser um entretenimento, ajuda a criança e os pais a entenderem o tipo de produto que a loja vende.

Na área de visual merchandising, foram desenvolvidos todos os expositores específicos para cada um dos produtos – batons, blushes, esmaltes, entre outros – todos em acrílico e com comunicação visual. Na entrada da loja temos uma casa expositora com produtos alocados, um móbile de borboletas que dá um ar lúdico e em volta do caixa uma tela com vários produtos pelos quais os clientes podem se interessar no momento do pagamento.

O desafio foi misturar este mundo lúdico com as experiências oferecidas ao público-alvo e, claro, os expositores que abrigam toda a coleção Estrela Beauty. 

Confira mais imagens:

 



Assine nossa newsletter e receba novidades