Menu
Mauricio Queiroz
EN | PT

Assine nossa newsletter e receba novidades

A LOJA QUE SEGUE O CLIENTE

Em um mundo em constante transformação, o varejo se adapta. Surgem novos negócios e novos formatos

+
A SUPER EXPERIÊNCIA DA GASTRONOMIA

O conceito de bares e restaurantes está totalmente atrelado à experiência do consumidor

+
10 LOJAS ESPETACULARES DA APPLE PELO MUNDO

As lojas da Apple são conhecidas por seu design inovador. Vidro, metal e madeira são os materiais de base

+
A GERAÇÃO DE LOJAS QUE NÃO QUER VENDER

A loja física passa por uma revolução. Com o crescimento do e-commerce, o varejo foca em experiência e precisa fazer mais do que vender

+
A SURPREENDENTE LOJA DA SONOS, EM NY

No modelo de showroom, tem sete casulos que simulam diferentes ambientes e variados estilos de vida

+
O QUE É DESIGN DE CONSUMO?

O Design de Consumo entende a história, o DNA da marca, conhece o público-alvo e como ele gostaria de se relacionar com essa marca

+
30/maio/2018 A loja do futuro Post por: Administrador

Há algum tempo, o modelo de loja física vem sendo questionado. A discussão ganhou força com o crescimento do e-commerce e exigiu das marcas um comportamento inovador e disruptivo diante deste novo momento do varejo.

Um estudo global da empresa Cognizant, que analisa as tecnologias que impactarão o futuro do comércio, mostra que a distinção entre loja física e online deve desaparecer até 2025. Uma vez que os consumidores buscam uma satisfação em tempo real de suas necessidades de consumo, o conceito de loja online será vista como recurso de retaguarda no gerenciamento das transações e os espaços físicos terão uma redução em tamanho e em quantidade de lojas. A pesquisa aponta também que tecnologias como realidade virtual, inteligência artificial e internet das coisas terão forte impacto no varejo e em prover experiências de compra personalizadas.

Para concorrer com a praticidade das lojas virtuais, as marcas já vêm construindo o que chamamos de “loja do futuro”, onde a experiência é o principal quesito para atrair clientes.

A Zara, rede espanhola de vestuário, está implantando a realidade aumentada em 130 de suas lojas pelo mundo. Com manequins vazios pelos pontos de venda, os clientes poderão ver as roupas quando apontarem a câmara do seu smartphone para eles e depois com um simples clique podem abrir o aplicativo da marca e comprar as peças que quiserem. Desta forma, a Zara pretende se aproximar dos seus maiores concorrentes no online, como: Asos, Zalando e Amazon.

A Nike, marca de vestuário esportivo, projetou uma loja totalmente tecnológica no SoHo, em Nova York. O projeto visa oferecer o melhor dos serviços personalizados da marca, desde espaços de teste exclusivos até a personalização de produtos, criando um vínculo perfeito entre as plataformas digitais e físicas. O espaço é mais do que uma loja, é um complexo cheio de quadras de basquete, futebol e outros esportes. Completamente conectada, as câmeras acompanham seus movimentos e experiências, enviando-os para o aplicativo Nike+.

O McDonald’s inaugurou sua nova loja conceito em São Paulo. Seguindo o padrão visual da marca nos Estados Unidos, França, Hong Kong, Índia e Argentina, o ponto de venda possui diversos aparelhos tecnológicos que prometem deixar o atendimento mais eficiente. A tecnologia é o centro deste projeto e tem a função de transformar o tempo que o cliente poupa na rapidez do pedido em conforto e recursos para o consumidor se divertir, e acessar redes sociais e aplicativos durante a refeição. A loja abrange painéis digitais, tablets e mesas interativas. Nos totens, o cliente pode informar seu CPF e disponibilizar ao McDonald’s acesso à sua base de dados e histórico de pedidos para que um bot (programa de computador que foi fabricado para automatizar procedimentos, geralmente repetitivos, em ordem de ajudar as pessoas) tenha a permissão de sugerir lanches condizentes com o comportamento do consumidor. A marca pretende implantar aos poucos os novos aparatos tecnológicos nas mais de 900 unidades da rede no País.



Assine nossa newsletter e receba novidades