Menu
Mauricio Queiroz
EN | PT

Assine nossa newsletter e receba novidades

7 TENDÊNCIAS QUE VÃO MOVIMENTAR O VAREJO EM 2020

Listamos 7 takeaways que devem movimentar as discussões este ano

+
O LUXO DE EXPERIÊNCIA

Com projeção de alta, mercado de luxo investe em experiências exclusivas aos seus clientes

+
O FUTURO DA LOJA FÍSICA

Desafios se somam na hora de criar um ponto de venda com propósito

+
A GERAÇÃO DE LOJAS QUE NÃO QUER VENDER

Com o crescimento do e-commerce, o varejo foca em experiência e precisa fazer mais do que vender

+
O QUE É DESIGN DE CONSUMO?

O Design de Consumo entende a história, o DNA da marca, conhece o público-alvo e como ele gostaria de se relacionar com essa marca

+
07/jul/2020 Qual é o futuro do Shopping Center? Post por: admin

Em tempos de Covid-19, uma questão de grande importância é o Protocolo de Segurança. Neste primeiro momento em que as pessoas estão inseguras, os shoppings estão investindo bastante neste ponto, desde medição de temperatura, tapetes higienizadores até funcionários com equipamentos de proteção.

Em seguida, deve entrar o momento de reconquistar a confiança deste consumidor. Após mais de três meses de shoppings fechados, o cliente perdeu o hábito de ir ao shopping e começou a fazer compras de outra forma, seja utilizando o e-commerce ou o delivery, ou também a parte de serviços sendo feitos pela internet. Então, claramente, entraremos neste período de estabelecimento desta confiança e mudança de hábito, e depois disso, os shoppings voltarão a ter o fluxo que sempre tiveram.

E o terceiro momento, em um futuro mais a longo prazo, vemos através de exemplos de fora do país que os shoppings têm potencial para se transformar no ‘Third Place’ – o terceiro lugar – consideramos que a casa é o primeiro lugar, o escritório é o segundo, e o terceiro lugar seria onde as pessoas têm o lazer, a cultura, local de compras e socialização. O shopping center pelo tipo de instalação que tem alinhado com algumas modificações pode ser este local.

Dentro deste conceito, a parte de socialização vai ser muito forte com Food Halls, áreas de cursos, treinamentos e eventos, além da parte de serviços. Já vemos atualmente, malls com escolas de inglês, Detran, laboratórios, farmácias, ou seja, muitos serviços no local. Isso faz todo o sentido para o consumidor, que pode resolver todas as suas questões em um só lugar.

Em futuro próximo, a grande palavra vai ser Tematização. Não faz mais muito sentido, com o e-commerce que só cresce, você ter shoppings próximos com as mesmas operações. Então, a Tematização vai ganhar força, os shoppings vão focar em esportes – com academias e lojas com este foco, ou gastronomia – com mercados, feiras e empórios, ou saúde e fitness – com clínicas, laboratórios e centros médicos, por exemplo.

Mas com certeza, os shoppings terão uma tematização e vão se converter a ‘Third Place’.

Por: Mauricio Queiroz.



Assine nossa newsletter e receba novidades