Menu
Mauricio Queiroz
EN | PT

Assine nossa newsletter e receba novidades

A LOJA QUE SEGUE O CLIENTE

Em um mundo em constante transformação, o varejo se adapta. Surgem novos negócios e novos formatos

+
A SUPER EXPERIÊNCIA DA GASTRONOMIA

O conceito de bares e restaurantes está totalmente atrelado à experiência do consumidor

+
10 LOJAS ESPETACULARES DA APPLE PELO MUNDO

As lojas da Apple são conhecidas por seu design inovador. Vidro, metal e madeira são os materiais de base

+
A GERAÇÃO DE LOJAS QUE NÃO QUER VENDER

A loja física passa por uma revolução. Com o crescimento do e-commerce, o varejo foca em experiência e precisa fazer mais do que vender

+
A SURPREENDENTE LOJA DA SONOS, EM NY

No modelo de showroom, tem sete casulos que simulam diferentes ambientes e variados estilos de vida

+
O QUE É DESIGN DE CONSUMO?

O Design de Consumo entende a história, o DNA da marca, conhece o público-alvo e como ele gostaria de se relacionar com essa marca

+
22/ago/2018 A Tendência do Guide Shop Post por: Administrador

O cliente entra na loja, escolhe e prova o produto, realiza o pagamento e sai de mãos abanando, enquanto suas compras serão entregues no seu endereço. Esta parecia uma experiência incomum há alguns anos atrás, mas atualmente já é uma realidade.

Os guides shops – lojas físicas sem estoque e ligadas a um e-commerce – estão ganhando espaço no varejo. O conceito é trazer as lojas virtuais para dentro da rotina do consumidor e dar a ele a chance de ver de perto o que está comprando, proporcionando uma melhor experiência de compra, reduzindo as taxas de devolução e criando um relacionamento mais próximo.

As marcas já entenderam que este modelo de loja pode preencher as lacunas tanto das compras online quanto das off-line, ou seja, deixar de afastar os clientes tradicionais que preferem colocar as mãos nos produtos e ajudar a loja física a competir com os preços dos e-commerces.

A Basico, marca de vestuário masculino e feminino, nasceu em 2013 por meio de seu e-commece e hoje conta com três guides shops. A ideia foi ganhar espaço para expor seus produtos, sem precisar de um estoque grande. Hoje, as guides shops correspondem a 15% do total das vendas e 25% dos novos clientes.

A casa MinD, marca no conceito lifestyle de decoração, foi criada em 2015 como uma lojinha virtual voltada para o fun design, em 2017 foi adquirida pelo Grupo Imaginarium e, atualmente, possui  cinco guides shops espalhadas por São Paulo e Rio de Janeiro. A marca funciona pelo sistema de franquias e deve inaugurar 80 novas lojas nos próximos cinco anos.

A Bonobos, marca de roupas masculinas, foi comprada pelo Wal-Mart há cerca de um ano e é sem dúvida um case excepcional que atrela nível de serviço com a velocidade e conveniência digital. Como nos casos anteriores, suas guides shops permitem que o consumidor experimente as roupas, e uma vez que o pedido é realizado, a compra é enviada diretamente da indústria de confecção para o endereço do cliente. Deste modo, os clientes da marca passaram a comprar até 50% a mais do que antes, quando a única opção era o e-commerce.

 



Assine nossa newsletter e receba novidades