Ao participar de uma live, me pediram para dar uma dica ao pequeno varejista que está numa situação complicada diante dessa pandemia.

Lembrei de uma entrevista do Jeff Bezos, fundador da Amazon, em que ele lista os pontos mais importantes para a empresa. Ele diz que gosta de investir no que não vai mudar! – Estranho ouvir isso do fundador de uma empresa tão inovadora e tecnológica quanto a Amazon, não é?

Mas ele explica que gosta de investir em coisas que não vão mudar e que vão perdurar. Por exemplo, o cliente da Amazon nunca vai gostar de pagar mais caro, ele sempre será sensível a preço, por isso a empresa investe na melhor precificação, acordo com fornecedores, e por muitos anos não teve lucro, exatamente para manter o melhor preço.

Bezos sabe que o cliente também não gosta de esperar, ele nunca vai gostar de esperar, por isso sempre investiu nos melhores prazos de entrega, frete e prime. E sempre investiu nisso, por que isso nunca vai mudar!

Outro ponto em que ele investe é no reconhecimento do cliente. Ninguém gosta de entrar em uma loja e ser um estranho, as pessoas gostam de ser reconhecidas, gostam que sejam oferecidos produtos que fazem sentido a partir de suas compras anteriores. Elas gostam desse reconhecimento e sempre vão gostar. Assim, a Amazon investe no reconhecimento do cliente e oferecimento de ofertas certas e na hora certa para o cliente.

Então, como uma analogia para esses pequenos empresários, eu diria: “Invista no básico!”. Você pode mapear quem é o seu cliente, fazer uma lista dos cinco tópicos que o seu cliente mais dá valor, depois escolha os itens que não vão mudar rapidamente e invista, por que com certeza você terá sucesso com essa metodologia!

Veja também: 7 tendências que vão movimentar o varejo em 2020

Por: Mauricio Queiroz.