Menu
Mauricio Queiroz
EN | PT

Assine nossa newsletter e receba novidades

A LOJA QUE SEGUE O CLIENTE

Em um mundo em constante transformação, o varejo se adapta. Surgem novos negócios e novos formatos

+
A SUPER EXPERIÊNCIA DA GASTRONOMIA

O conceito de bares e restaurantes está totalmente atrelado à experiência do consumidor

+
10 LOJAS ESPETACULARES DA APPLE PELO MUNDO

As lojas da Apple são conhecidas por seu design inovador. Vidro, metal e madeira são os materiais de base

+
A GERAÇÃO DE LOJAS QUE NÃO QUER VENDER

A loja física passa por uma revolução. Com o crescimento do e-commerce, o varejo foca em experiência e precisa fazer mais do que vender

+
A SURPREENDENTE LOJA DA SONOS, EM NY

No modelo de showroom, tem sete casulos que simulam diferentes ambientes e variados estilos de vida

+
O QUE É DESIGN DE CONSUMO?

O Design de Consumo entende a história, o DNA da marca, conhece o público-alvo e como ele gostaria de se relacionar com essa marca

+
05/set/2018 Varejo do Compartilhamento Post por: Administrador

A ascensão das redes sociais e a evolução da tecnologia nos trouxeram a experiência do compartilhamento de quase tudo, desde conteúdos e produtos até serviços, meios de transporte e espaços. Com este novo conceito, podemos ter o que queremos, mas não necessariamente precisamos ser donos de tudo.

Nesta era do compartilhamento, vimos surgir diversas empresas pautadas na economia colaborativa como Uber, Car2Go e Bike Sampa do Itaú no segmento da mobilidade. O Airbnb que vem tirando o sono das grandes redes hoteleiras e os espaços de coworking, como Impact Hub e WeWork, que estão mudando o formato de trabalho.

Este compartilhamento que já toma conta de diversas áreas começa a desenhar seu espaço também no varejo. É o caso da rede de roupas e acessórios American Eagle que lançou recentemente sua nova flagship, batizada de AE Studio e localizada na Union Square. Lá a marca decidiu instalar uma lavanderia coletiva, arquibancada para espera e lounge para estudos. Para utilizar basta apresentar sua carteira de estudante e usufruir dos serviços.

A Kellog’s, marca de cereais, foi pelo mesmo caminho e formatou uma nova loja com degustação de produtos, espaço de coworking e mini cenário para turbinar as fotos para posts nas redes sociais, conceito chamado de “Instagramável”. Não à toa, o espaço também está na Union Square.

O Hotel Public foi inaugurado recentemente, em Nova York, por Ian Schraeger, criador do lendário Estúdio 54 e do conceito Hotel Boutique. A proposta é justamente ter um local aberto que compartilha suas áreas sociais – bar, lounge/coworking, café grab and go, arquibancada, mesa de jogos – com hóspedes e visitantes. Tudo com o melhor do design e serviço.

A empresa paulista House of All, do fundador Wolfgang Menke, oferece espaços de compartilhamento em diversas áreas, formando um polo da economia colaborativa no bairro de Pinheiros. Com a ideia de que dividir não tem a ver com abrir mão de algo e sim gerar ganhos aos envolvidos, criou, primeiramente, o coworking House of Work. Mais tarde, vieram o restaurante compartilhado House of Food, a sala de aula que pode ser usada por diferentes professores House of Learning e a House of Bubbles que é uma lavanderia/bar onde os clientes podem lavar roupa enquanto se divertem.



Assine nossa newsletter e receba novidades