edição de Outubro de 2016 da Revista NOVAREJO, Mauricio Queiroz fala sobre o renascimento da loja física. Abaixo, confira a coluna na íntegra

Há alguns anos, muito se falou sobre a relevância da loja física na era do e-commerce e da migração dos consumidores para a compra virtual. Porém, essa discussão parece ter perdido força com os indícios de que a loja virtual não concorre com o ponto de venda, os dois formatos se completam e melhoram a experiência de compra do cliente.

O conceito de que online e off-line são meios distintos já não é válido, os dois universos se conectam em um único ambiente, o chamado Phygital, que nos permite estar conectados durante 24 horas por dia e encontrar o estabelecimento mais próximo de nossa localização, por exemplo.

O último estudo Think with Google mostra que 74% dos usuários de smartphones pesquisam por produtos na internet, enquanto estão decidindo o que comprar numa loja física.

Canais de vendas

Essa nova relação afeta a maneira como marca e consumidor se relacionam e muda as estratégias de canais de venda e expansão das redes. No Brasil, vemos grandes marcas como a Natura diversificando seus canais para se reaproximar das consumidoras. A maior fabricante de cosméticos do Brasil tem registrado queda no lucro líquido anual desde 2013 e aderiu a iniciativas no sentido de modernizar a marca, inaugurando pontos de venda físicos em shopping centers e investindo no e-commerce.

As vendas na primeira loja física da rede, no Shopping Morumbi, em São Paulo, estão superando as expectativas e a companhia segue otimista quanto à abertura das demais lojas. Além de ressaltar que as consumidoras que haviam se distanciado estão se reencontrando e se encantando com a marca.

Experiência de compra

Tivemos orgulho em desenvolver o projeto da Le Creuset, conceituada marca francesa de utensílios de cozinha, no Brasil. A experiência de compra diferenciada é a bola da vez no Varejo. O cliente quer experimentar o produto na loja, receber um atendimento impecável, quer um produto personalizado e sentir-se pertencente aquela comunidade e ao ambiente de loja.

Criamos uma abordagem diferente do conceito mundial para as lojas brasileiras, uma proposta mais friendly e aconchegante: piso de demolição, mobiliário branco e clean, espaço para experiências e cozinha funcional. As lojas têm como propósito expor o vasto portfólio – exibido muito pontualmente nas multimarcas – através de experiências memoráveis para os clientes e representantes. Na entrada da loja está a apresentação criativa e lúdica da cartela de cores dos produtos através de uma composição com as tampas de panelas. O tom laranja tradicional da marca está ressaltado nos fundos da loja, por meio de um expositor com iluminação em led. Na área do bar e café encontram-se os acessórios e livros temáticos. Vídeos sobre a produção e utilização dos itens são exibidos em monitores do balcão.

Ser cozinheiro na atualidade é cool, por isso trouxemos essa experiência de compra personalizada para a Le Creuset com desenvolvimento conceitual e rollout da marca. Caminho que deve ser seguido por diversas outras empresas que pretendem estreitar laços com seu consumidor.

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