No varejo e nos outros tipos de estabelecimentos, um dos principais elementos é a fachada comercial, pois ajuda a atrair o interesse do público e pode ser decisiva no momento de atrair o cliente ou não.

O ideal é que a fachada seja tão impactante e com um visual tão proprietário, que o cliente possa identificar a marca, mesmo que a loja esteja sem o letreiro com seu nome ou logo. 

Separamos 7 dicas para você entender como uma fachada comercial pode ser atrativa e ter mais chances de obter os melhores resultados no seu varejo.

O que é uma fachada comercial?

A fachada comercial é uma continuação da identidade visual da marca. Posicionada no exterior do estabelecimento, transmite propagandas e informações sobre o negócio.

Nesse sentido, um dos principais objetivos da fachada comercial é a divulgação e a apresentação do negócio para atrair os clientes, bem como um meio de mostrar ao público a personalidade do negócio, destacando-o da concorrência.

Sendo assim, a finalidade da fachada comercial é mais do que apenas expor o nome do estabelecimento, o que deve ser construído em um projeto muito bem elaborado, para que os melhores resultados sejam alcançados.

7 dicas para uma fachada comercial atrativa

Se a fachada comercial deve atrair os clientes, precisa ter elementos visualmente atrativos. Para isso, algumas dicas podem ajudar na construção desse tipo de projeto. Confira:

1. Atenção ao estilo

A primeira dica é: atenção em relação ao estilo escolhido. Existem inúmeras opções, e o estilo deve ser compatível com o nicho do varejo. Tanto o conceito quanto os materiais utilizados na construção da fachada precisam fazer sentido para a essência da marca.

2. Atenção à escolha das cores

A escolha de cores é fundamental, pois precisam combinar com as que estão presentes na identidade visual do negócio. Se for preciso, a identidade visual da marca pode passar por alterações, para que a escolha seja mais adequada e tenha maior relação com o segmento e com o que o negócio deseja realmente transmitir.

3. Utilize texturas

A utilização de texturas também é uma boa dica para tornar a fachada mais atrativa e podem ser diferentes, unindo revestimentos com materiais diferentes, mas que tenham harmonia.

Fachadas que apresentem apenas áreas planas acabam sendo pouco atrativas. Por isso, intercalar texturas é uma estratégia para destacar mais o local e torná-lo mais interessante.

Pode parecer somente um detalhe, mas a escolha do material usado no revestimento tem significativa capacidade de refletir a imagem para os clientes, ao visualizarem a fachada.

4. Invista em iluminação

A iluminação é fundamental, principalmente para criar pontos de destaque nos períodos noturnos. Realçar algumas áreas, como a entrada da loja, é muito interessante para atrair o público.

Além de atrativa, é interessante que a fachada também seja acolhedora para ter um impacto mais agradável para o cliente. Nesse sentido, o uso de spots, com foco nas áreas principais, e de luzes embutidas na parte dos cantos superiores, podem servir muito bem para uma fachada comercial.

5. Cuidado com a poluição visual

O uso de elementos, cores e texturas diferentes pode ser muito positivo. Porém, é essencial ter muito cuidado, para evitar que o visual da loja fique poluído. Informações em excesso podem confundir o público e acabar causando um efeito reverso, repelindo os clientes ao invés de atraí-los.

Cada elemento utilizado precisa compor uma estratégia condizente com as informações que precisam ser transmitidas, sem causar confusão com contradições ou informações em demasia.

6. Analise possíveis interferências

Outro ponto que merece destaque é em relação às interferências que podem existir. O contexto físico da loja precisa ser analisado, inclusive considerando fachadas de outras lojas que estejam nas proximidades.

Pode ser que existam interferências visuais que bloqueiem a fachada em determinada posição, e até aspectos que envolvam o fluxo de circulação das pessoas. Por exemplo, varejos dentro de shoppings. Nesse caso, é comum que as lojas fiquem bem próximas umas das outras, e isso deve ser analisado no momento de construção da fachada comercial.

Ainda, o fluxo de pessoas pode ser mais intenso em determinado sentido, situação que afeta o projeto da fachada. Além disso, a existência de objetos ao redor da loja, incluindo árvores, também pode ser uma interferência. Assim, será preciso garantir a visibilidade.

7. Conte com um projeto profissional

Todas essas questões e muitas outras são mais fáceis de serem identificadas e trabalhadas corretamente quando um profissional está realizando o projeto. O apoio de um arquiteto é essencial para que a fachada comercial contenha todos os elementos mais indicados para cada caso em específico.

Erros na fachada comercial podem implicar diretamente o sucesso do varejo, prejudicando o desenvolvimento do negócio e comprometendo as vendas, já que para ser atrativa para os clientes, os elementos certos precisam ser trabalhados.

Importância da fachada comercial

Com tudo o que abordamos até aqui, fica evidente a importância da fachada comercial para o varejo. Por ser a ponte entre o interior e o exterior do estabelecimento, apresenta a própria identidade da marca, a partir da qual diversos outros pontos arquitetônicos são explorados no interior da loja.

Além disso, conforme o segmento de varejo se expande, a narrativa que a marca cria deixa de ser passiva e se divide com o público, por meio de uma experiência mais completa e conversacional.

A fachada é o primeiro momento de abordagem do cliente e precisa aproximar o público da loja. Para isso, são usadas técnicas, recursos, elementos e estratégias para nada ser feito ao acaso e tudo tenha uma função.

Ainda, outros conceitos da arquitetura podem se unir nesse momento para extrair resultados ainda melhores. É o caso do Visual Merchandising (VM) e do Design de Consumo, estratégias para atrair o público e envolvê-lo em uma experiência de compra mais abrangente e complexa.

Esses conceitos são aplicados considerando informações sobre o público-alvo, o posicionamento da marca no setor em que atua, a comunicação visual e outros elementos. Tudo isso está alinhado em um mesmo objetivo, que começa na fachada comercial.

Essas 7 dicas para uma fachada comercial atrativa são muito produtivas e, quando enquadradas e trabalhadas em conjunto com outras estratégias que também almejam atrair o público e expandir as experiências de compra, tornam-se ainda mais valiosas.

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