Sim, é uma analogia às ultramaratonas, ultratravessias, superatletas e megacompetições que têm o esporte como foco. Nossa imersão, dessa vez, será não em uma prova, mas em espaços destinados à experiência máxima com marcas, submarcas, produtos e ídolos que preenchem todos os espaços das novas lojas de esportes. Propostas muito focadas, atuando em nichos específicos e que, assim como um coach que conhece seu time e sabe como motivar e seduzir – tem o propósito de ciceronear e fidelizar, com muita determinação, sua legião de fãs.

A Under Armour é a maior novidade no mercado esportivo brasileiro. A Brand House da rede no Shopping Morumbi, em São Paulo, que tivemos a oportunidade de projetar e ajudar a realizar, é a primeira monomarca da empresa no Brasil, reforçando seu objetivo de ser uma das marcas líderes do mercado esportivo do País. A marca chega focada em running e training, e com planos para atuar também no futebol. Desde o início da marca, o desejo de Kevin Plank, um ex-jogador universitário de futebol americano, era utilizar produtos que dissipassem o suor e que oferecessem compressão, porém não encontrava essa tecnologia no mercado. Iniciou então, em 1996, no porão na casa de sua avó (como várias das maiores marcas mundiais, que começaram em uma garagem ou um porão), a pequena produção da Under Armour, que a princípio era vendida para amigos e atletas conhecidos.

Em menos de duas décadas, o fenômeno de Baltimore se tornou a segunda marca esportiva dos EUA, batendo gigantes como a Adidas. A marca tem, como característica muita tecnologia em seus produtos e nos últimos anos teve um reconhecimento muito grande com a coleção feminina, para qual Gisele Bundchen é a garota propaganda. Determinação, meta e esforço são palavras que explicam o slogan da marca I Will What I Want; ou simplesmente I Will. Esse é propósito.

Para a primeira loja que foi inaugurada no País, com 185 metros quadrados de área, a experiência começa com a substituição da tradicional vitrine externa por um Big Logo iluminado, com mais de dois metros de altura, que recepciona os clientes. A setorização da loja é bem definida, dedicando um lado ao masculino e outro para o feminino. Mantivemos o clima “galpão” do espaço original, com laje, estruturas e instalações aparentes e piso em cimento.

O visual merchandising utiliza imagens de vários atletas da marca, como Michael Phelps, Tom Brady e Georges Saint-Pierre, sempre em treinos remetendo a performance. Para os manequins, correntes e cordas reforçam o branding da Under Armour – treinos e trabalho duro para atingir os objetivos. Nos provadores, propomos aos visitantes conhecerem um pouco mais da história da marca, com gigantografias da sede da empresa, dos estádios e vestiários de times patrocinados. No fundo da loja temos pouca informação e muito conteúdo: apenas um balcão caixa e um segundo grande logotipo UA. Se o primeiro dá as boas-vindas para o atleta, o segundo grava em sua memória o compromisso da marca com sua performance e duros treinos.