Menu
Mauricio Queiroz
EN | PT

Tropicalização e Implementação de Projetos Internacionais

Acreditamos na globalização, porém com localidade. Mesmo marcas com conceito global, quando desembarcam em outros países necessitam de uma tropicalização, tanto no âmbito técnico (normas, materiais e aprovações legais) quanto na cultura local (adaptar o “DNA” da marca às necessidades, desejos e costumes do novo consumidor).

Após implementar várias marcas internacionais no Brasil, entendemos a importância de uma comunicação constante e consistente em outros idiomas, com homologação de amostras e fornecedores, além de formatos distintos de serviços para a necessidade de diferentes marcas: apenas tropicalização de projetos, desenvolvimento de fornecedores ou, muitas vezes, um turnkey – entrega de um ponto de venda completo, funcionando com todo processo sob nossa gestão. Trabalhamos de forma semelhante com clientes internacionais que necessitam de conceitos e rollout de projetos em outros países, com mais de 50 obras realizadas no exterior.

É praticamente impossível que um arquiteto estrangeiro desenvolva um projeto para varejo no Brasil sem contar com o respaldo de profissionais locais para orientá-los no processo de tropicalização, que inclui desde uma análise detalhada do projeto, na qual é constatada sua viabilidade em relação à adequação às normas técnicas locais, disponibilidade de recursos e mão de obra; até a sugestão de alterações e soluções que permitam uma melhor adaptação cultural ou execução do projeto.

A adequação de projetos à realidade brasileira não é tão simples. O profissional estrangeiro deve estar disposto a fazer todas as mudanças necessárias e entender que o designer local precisa opinar. O profissional local, por sua vez, precisa ter uma visão global do projeto, vasto conhecimento da cultura e normas técnicas de cada região do País. Além de familiaridade com fornecedores, vivência em canteiro de obras e habilidade para propor soluções e interferir, se necessário, no projeto, porém buscando manter a característica estética da concepção.

A tropicalização de projetos garante ainda mais segurança e rapidez ao processo de concepção e aprovação, evitando também possíveis pontos de conflito entre o que foi previsto nas plantas e a realidade encontrada no canteiro de obras ou exigências técnicas que precisam ser atendidas.

Assine nossa newsletter e receba novidades