Para um espaço comercial ser competitivo, ele precisa ser desenvolvido com as estratégias certas para atrair o cliente e fornecer uma experiência completa de compra. Dessa forma, os arquitetos comerciais são fundamentais.

Para entender melhor o que fazem esses profissionais e por que é importante contratá-los, acompanhe este conteúdo até o final e confira!

O que fazem os arquitetos comerciais?

Os arquitetos comerciais são profissionais especializados em desenvolver projetos voltados aos mais variados tipos de estabelecimentos comerciais, como restaurantes, bares e lojas.

O foco desses arquitetos é desenvolver ambientes que sejam atrativos e que criem uma melhor experiência de compra para os consumidores, para que assim o espaço comercial se torne mais competitivo no mercado e consiga obter melhores resultados.

Ao que é preciso se atentar em um projeto de arquitetura comercial?

Um projeto de arquitetura comercial precisa ser pensado de uma forma bastante ampla, pois o profissional não pode considerar somente o espaço físico. Também é preciso pensar no público-alvo da marca e em outras questões

Dentro disso, o arquiteto comercial considera diversos pontos, como:

  • Pesquisas;
  • Informações detalhadas sobre público-alvo e hábitos dos consumidores;
  • Análises de branding;
  • Comunicação visual;
  • Posicionamento da marca no mercado.

Junto a isso, devem fazer parte do projeto as características da identidade visual da marca. Dessa forma, reunindo todas essas informações, o arquiteto consegue estabelecer uma comunicação visual que chame a atenção e facilite a compreensão do cliente em relação aos serviços e produtos oferecidos. Portanto, é fundamental se atentar tanto às características da marca quanto do consumidor.

Como o projeto é criado pelos arquitetos?

Além das características do consumidor e da identidade visual da marca, outros pontos fazem parte da criação desse tipo de projeto realizado pelos arquitetos comerciais. Confira:

Fachada ideal

A fachada é um dos elementos de maior importância na arquitetura comercial. Sendo assim, por meio dela o arquiteto busca as melhores maneiras de chamar a atenção do consumidor, mas sem interferir visualmente nos comércios vizinhos.

Além disso, é preciso que os elementos visuais como placas, totens, banners e displays estejam em perfeita harmonia com as cores, texturas e iluminação do projeto.

Experiência complexa de compra

Os arquitetos comerciais precisam criar um projeto que ofereça ambientes criativos e que eleve o nível de experiência de compra do cliente a algo mais completo e complexo, instigando a compra por meio do design de consumo.

Dentro disso, o ambiente precisa aproximar a marca do cliente e, muitas vezes, são utilizadas estratégias de imersão. Como exemplo, em uma loja de equipamentos eletrônicos e jogos, o ambiente criado pode fazer com que o cliente tenha a sensação de estar em um game.

Esse tipo de experiência pode ser obtida com arquiteturas diferenciadas, com projetos em 3D e decorações personalizadas e específicas.

Jornada do consumidor

Também faz parte da criação de um arquiteto comercial pensar na jornada do consumidor. Afinal, o projeto precisa comportar adequadamente todas as etapas que levam o cliente a concretizar uma compra.

Como exemplo, em relação à jornada do consumidor, o profissional pensa até mesmo no espaço que o público ocupará quando estiver parado em frente a um produto, decidindo se o leva ou não.

Assim, faz parte do projeto configurar corretamente os espaços e a distribuição dos móveis e elementos.

Por que contratar arquitetos comerciais para seus projetos?

Como visto durante todo o conteúdo, os arquitetos comerciais são indispensáveis para criar projetos que privilegiam a experiência de compra do cliente e que estimulem a compra dos serviços ou dos produtos.

Sem esses profissionais, os ambientes comerciais acabam sendo montados sem considerar os interesses do público, a identidade visual da marca, a jornada do consumidor e todos os outros itens que compõem um projeto de qualidade e que utiliza elementos que levem o cliente a comprar.

Portanto, os arquitetos comerciais são indispensáveis para que os espaços físicos dos empreendimentos sejam desenvolvidos conforme o que o público-alvo necessita e deseja, bem como segundo a personalidade e características visuais da marca. Isso garante a imediata identificação do público, ajudando a marca a se firmar e crescer no mercado.

Saiba tudo sobre design de consumo: navegue pelo site da Maurício Queiroz e conheça esse e outros serviços oferecidos!