A experiência do cliente é um dos temas mais importantes no varejo atualmente, pois tem significativa contribuição no processo de atrair o cliente e fazê-lo querer retornar ao estabelecimento. Assim, a arquitetura comercial gera muito impacto. Mas por quê?

Entenda o que é a arquitetura comercial, os objetivos e como impacta a experiência dos clientes no dia a dia das vendas. Acompanhe!

Arquitetura comercial: o que é?

A arquitetura comercial é um segmento na arquitetura que atua com projetos destinados a ambientes comerciais, como o de varejo, um dos mais amplos. O principal foco é desenvolver espaços que melhoram a experiência do cliente na compra que realizará no estabelecimento.

Com um bom projeto dessa categoria, a funcionalidade do espaço comercial é aumentada. Pelo emprego de diversas técnicas, o profissional une design de interiores e tecnologia para criar um local que supre as necessidades do negócio. 

O profissional pode usar também as técnicas de PDV, jornada do consumidor, comunicação visual do ponto de venda e de Visual Merchandising (VM), para criar ambientes sedutores, que estimulem as vendas.

Além disso, a arquitetura objetiva expandir a eficiência operacional do espaço e capturar a cultura organizacional na estética escolhida.

Também emprega estratégias de design de consumo, para estudar detalhes sobre o público-alvo, conhecer os hábitos do consumidor, a posição da marca no mercado, o tipo de comunicação visual estabelecida ou necessária e outras informações que auxiliem na construção de uma experiência mais completa para o cliente, com todas as necessidades da marca atendidas.

Importância da arquitetura comercial

A importância da arquitetura comercial é substancial, pois é usada para atrair o consumidor com estímulos adequados e com uma comunicação visual que faça o cliente compreender mais facilmente os serviços e os produtos comercializados por determinado varejo, chamando-lhe a atenção.

As características do público-alvo e da própria marca são consideradas para definir as melhores estratégias para os espaços e criar a linguagem arquitetônica que o projeto comercial precisa.

Nesse sentido, com o avanço do mercado, surgem mais alternativas para o cliente, principalmente, no setor varejista. Assim, ele tem diversas opções convenientes e escolherá a que mais for atrativa e a que o envolver em uma experiência completa e diferenciada.

Sendo assim, a arquitetura comercial tem um papel significativo nesse processo de convencimento, para que o público escolha determinada marca em detrimento de outra.

Principais impactos na experiência do consumidor

Dentre os impactos da arquitetura comercial na experiência do consumidor, três são destacados: conforto, luminosidade e cores.

1. Nível de conforto

Todo o projeto deve ser pensado considerando o nível de conforto que o cliente terá no ambiente. Nesse sentido, a arquitetura impacta tanto os confortos visual e térmico quanto o acústico.

As soluções visuais têm muita força na experiência do cliente, o que deve se aliar a pontos técnicos que estabeleçam um local prático e funcional para a jornada de compra.

2. Luminosidade

A iluminação impacta diretamente a definição dos ambientes que terão mais fluxo de clientes e o favorecimento dos produtos. Por isso, deve ser escolhida com atenção para que a estratégia correta seja usada.

Com a iluminação certa e focada, os produtos ganham destaque, bem como com uso de luzes indiretas os espaços menores transmitem a sensação de serem maiores. Tudo isso influencia diretamente a experiência do cliente.

3. Cores

Outro impacto é em relação às cores, uma vez que a identidade visual da marca deve sempre ser considerada nas escolhas do projeto arquitetônico. A escolha das cores é essencial, inclusive analisando o espaço, os produtos e o tipo de público, para garantir que o projeto não se sobressaia aos produtos, tirando o foco da compra.

O uso de cores claras, por exemplo, em espaços que recebem uma iluminação natural de qualidade, pode fazer com que a luz do dia tenha melhor aproveitamento. Em contrapartida, cores mais escuras comprometem a distribuição da iluminação, porém podem fazer parte da estratégia para definir focos intencionais.

Como os projetos são desenvolvidos?

Como visto até aqui, os projetos arquitetônicos comerciais exploram diversos aspectos do negócio e vão muito além do que definir os móveis que serão usados ou apenas as cores que ficam mais bonitas nas paredes do estabelecimento.

Desse modo, é bom conhecer melhor o que compõe um projeto desse tipo e como são desenvolvidos.

Fachadas

Um dos principais itens desenvolvidos no projeto é a fachada. A ideia de chamar a atenção dos clientes já começa nela, o que acontece com uma combinação de texturas, cores e elementos compatíveis com a identidade visual da marca. 

Neste ponto é bastante importante que o projeto seja marcante e com um visual muito próprio, a ponto de o cliente identificar a marca mesmo que a loja esteja sem o letreiro com seu nome ou logo. 

Além disso, podem ser usados elementos como:

  • Totens;
  • Displays;
  • Placas com setores e preços;
  • Sinalizações;
  • Banners.

Identidade visual

A identidade visual da marca é inserida em todo o projeto; nada é feito sem considerar esse elemento, afinal, é a identidade que transmite os princípios e os valores do negócio. Com isso, o arquiteto consegue fazer com que o público reconheça o varejo em qualquer local e de forma mais fácil e objetiva.

Experiências

Focar nas experiências do cliente também é crucial no projeto, como vem sendo destacado ao longo do conteúdo. Com a expansão do mercado e das opções, tudo o que pode destacar o negócio é fundamental. Uma experiência de compra diferenciada e complexa tem esse poder.

Se em um varejo de produtos de surf, por exemplo, o cliente tiver uma experiência de imersão em uma praia, com cores, sons, texturas e decorações que remetam a esse ambiente, terá uma experiência enriquecida e mais completa.

Atualmente, também é importante acrescentar na loja serviços que gerem experiência e conveniência ao consumidor, como: reparos, customização, personalização de produtos, café e/ou restaurante, venda de produtos que tenham a ver com o seu core business, entre outros.

Fluxo

Ainda, o fluxo de passagem no ambiente também é um ponto que compõe o desenvolvimento de um projeto de arquitetura comercial. Tudo é previsto e planejado, desde o espaço do caixa, com as filas organizadas, até o espaço que os clientes vão ocupar enquanto estiverem conversando com um atendente e próximos ao produto escolhido.

Distribuir adequadamente os móveis, considerar o espaço disponível e os locais dos expositores, tudo isso se insere no projeto, para contribuir com a experiência do cliente e os resultados esperados pelo negócio.

Portanto, a arquitetura comercial tem uma importância enorme no varejo e é responsável por auxiliar a ter ótimos resultados de vendas, oferecendo para o público o que deseja encontrar, com experiências únicas, positivas e atrativas.

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