As preferências atuais dos hóspedes são diferentes das que prevaleciam tempos atrás. Hoje, é preciso preencher um check-list mais completo, abrangendo mais que o conforto e a localização do hotel, para conseguir atender às expectativas do cliente.

A tecnologia tem contribuição nessa mudança de comportamento, e os hóspedes foram ficando mais exigentes, refletindo diretamente nas tendências arquitetônicas para a hotelaria de luxo.

Para se informar sobre essas mudanças e o que esperar desse setor, acompanhe o conteúdo e confira algumas das principais tendências da hotelaria de luxo na arquitetura.

9 tendências da arquitetura para a hotelaria de luxo

Atualmente, os hóspedes desejam muito mais do que um colchão que garante conforto, um chuveiro de qualidade e uma vista bonita de um hotel bem localizado.

Com a expansão da internet, ficou muito mais fácil a troca de informações e de referências positivas entre os hóspedes e o compartilhamento de críticas e fotos sobre as hospedagens. Tudo isso eleva o nível de exigência do público.

De modo geral, o hóspede atualmente deseja viver uma experiência, sendo esse o item adicionado ao check-list. A procura por experiências diferenciadas e únicas influência na forma como os arquitetos desenvolvem a arquitetura de luxo, resultando em tendências inovadoras, para não só atrair o hóspede, como para que tenha uma boa experiência durante sua estadia.

Essa nova exigência tem relação com o Design de Consumo, muito utilizado no setor de varejo, em que tudo é projetado para favorecer a experiência do cliente, considerando suas necessidades e as características do empreendimento, fazendo com que compre mais.

No caso da hotelaria, esse conceito pode ser adaptado para que os projetos de luxo entreguem aquilo que o hóspede deseja para experienciar o ambiente ao máximo e ter uma boa história para contar quando retornar a sua rotina.

Nesse sentido, algumas das principais tendências são:

1. Conceito de casa

Uma das tendências é o conceito de casa. Os hotéis têm buscado imprimir características caseiras contribuindo para a experiência do hóspede. Isso advém do nicho de Airbnb, que tem feito concorrência com as hospedagens tradicionais e que expandiu com a pandemia da Covid-19.

Como exemplo, pode-se citar a inclusão de cozinhas compactas nos quartos, bem como o aumento do número de tomadas pelos cômodos, para atender a demanda de trabalho em home-office e o aumento do uso de equipamentos tecnológicos.

2. Mistura de estilos

Outra tendência é a mistura de estilos. Hoje, os conceitos minimalistas e coloridos, que viralizaram um tempo atrás na moda millennial, já não fazem mais parte da hotelaria de luxo atual.

Assim, a tendência é utilizar elementos como ouro e mármore, em uma releitura dos hotéis tradicionais, com itens vintage e retrôs, que despertam uma memória afetiva nos hóspedes e ressaltam um olhar de resgate de moda.

Elementos regionais também podem ser incluídos nos projetos, algo que veio de herança de empreendimentos lifestyle.

3. Experiências personalizadas

Em virtude das tecnologias inovadoras, tem sido possível personalizar as experiências dos hóspedes. Nesse sentido, os projetos podem conferir controle em quesitos como sonorização, cor e luminosidade dos ambientes.

Ainda, a tendência da Inteligência Artificial contribui para possibilitar que o atendimento dos hotéis e os quartos sejam configurados conforme o desejo de cada hóspede.

4. Micro ou miniquartos

Atualmente, o quarto tem uma relevância menor em comparação com as áreas comuns do hotel, pois nesses locais, os hóspedes têm mais vivências, aliado ao custo das novas tendências e dos terrenos, fazendo com que os quartos sejam construídos em dimensões reduzidas.

5. Espaços multifuncionais

Mais uma tendência é a criação de espaços multifuncionais nas áreas comuns, que precisam atender a diversas expectativas e necessidades dos hóspedes, e não somente abrigar um lobby com alguns sofás.

É interessante ter lounges, locais para leitura e outros tipos de funcionalidades. Assim, o lobby se parece mais como a extensão da residência do hóspede do que um espaço impessoal e engessado.

Uma significativa mudança nesse quesito é em relação à ostentação, que era uma moda antiga dos hotéis de luxo. Hoje, isso não perdura, e o foco é a forma como os espaços serão usados e a criação de experiências autênticas e visuais.

6. Ambientes cenográficos (instagramáveis)

Esta é uma das mais importantes tendências para ajudar os hóspedes a terem experiências únicas e interessantes nos hotéis: a criação de ambientes cenográficos, que sejam instagramáveis.

Isso quer dizer que os projetos devem incluir espaços onde os hóspedes possam registrar imagens de experiência, ou seja, fazer fotos e vídeos que guardem a história vivenciada e seja transmitida e compartilhada nas redes sociais.

Nesse sentido, a dica é que esses ambientes não sejam aleatórios, e sim, tenham uma composição teatral, que conte uma história ou mesmo instigue o hóspede a usar sua imaginação.

7. Sustentabilidade

A sustentabilidade não pode ficar de fora das tendências da hotelaria de luxo, apesar de não ser um tema inovador. No entanto, não perde relevância e está cada vez mais em evidência, por ser tão importante.

Com isso, todas as etapas do processo de construção e da execução do projeto de arquitetura dos hotéis devem ser sustentáveis. Isso significa escolher adequadamente os materiais, preferindo aqueles ecológicos ou reciclados, bem como deixar de lado certas práticas no design de interiores, como o uso de vegetação artificial.

Ainda, a iluminação natural é muito importante e pode fazer parte dos projetos, para aliar a beleza do ambiente ao conforto do hóspede e à sustentabilidade.

8. Variedade de restaurantes

Mais uma tendência é a diversificação da gastronomia. Os hotéis estão investindo em restaurantes variados com preparo de pratos da gastronomia italiana, mineira, japonesa e muitas outras. Com isso, eles oferecem mais opções aos clientes, evitando que busquem outros hotéis por estarem cansados de uma só gastronomia.

9. Sala VIP

Por fim, cada vez mais os hotéis desenvolvem programas de fidelidade, e a criação de salas VIP  torna-se uma necessidade para que os hóspedes fiquem mais confortáveis na espera pelo check-in ou check-out.

Como você viu, são muitas as tendências da arquitetura para a hotelaria de luxo. O essencial é promover diferentes experiências para os hóspedes, atendendo a essa mudança comportamental.

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